domingo, 17 de junho de 2012

É por isso... que usamos materiais livre de ácido!

Gente... como em tudo que faço na vida... gosto de me dedicar... e dedicação pra mim é sinônimo de estudo!

Quando comecei trabalhar com scrapbooking... o que eu lí e recebí de informação foi que o scrapbooking é um trabalho artesanal, com utilizaçao de recortes e técnicas em prol da preservação de memórias! É também um trabalho bem singular com utilização de materiais livre de ácido e livre de lignina, principalmente em se tratando dos papéis - base do nosso trabalho!

Tudo bem... mas e daí o papel ser livre de ácido? Utilizando materiais e papéis livre de ácido, você garante a preservação das cores de suas fotos... pois elas não irão amarelar com o tempo... nossa... as vezes eu achava pouco dizer isso... daber só isso... pois no fundo, no fundo... tinha que ter algo mais interessante pra saber sobre a alcalinidade dos papéis (ou... a falta de ácido)!
Foi então... que hoje... através de uma pesquisa rápida... encontrei algumas linhas que me interessaram muito... preencheu um pouco aquela curiosidade de que não podia ser só o fato da mudança de cores nas fotos o motivo pelo qual deveríamos utilizar material livre de ácido... Não consegui entender todos os termos e descrições, mas vou listar aquilo que entendí e que seria útil nós sabermos para o nosso trabalho com o scrap:

Dentre as vantagens...
- Maior resistência e durabilidade
(Não é isso que buscamos para nossas memórias?)
- Maior brancura...
Como é bom um branco muito branco...

- Maior opacidade
( Achei bárbaro... Por causa da opacidade, a impressão frente e verso é favorecida...
pois uma imagem não interfere na outra... por isso podemos ter papéis dupla-face! )

- Menor variação de tonalidade
(Menor variação entre uma "fornada"e outra... garante qualidade...

- Maior fixação de tintas (e cores)
(Se a cor fixa mais... o papel é mais bonito... pois são elas... ou a combinação delas... que encanta nossos olhos! E se a cor fixa mais no papel... nossos álbuns vão ficar mais tempo bonitos... certo?)

- Melhor variação de tonalidade

Viram? Acredito que agora... VOCÊ que faz scrap... concorada comigo... que trabalhar com materiais livre de ácido significa trabalhar com maior durabilidade e Beleza!!! Viva a alcalinidade!!! Na página "Falando Di Scrap", aqui no blog, na barra acima você poderá ler um dos artigos na íntegra e ao final dele a fonte de onde retirei!
Bom estudo!!!

Um comentário:

  1. Tágide..... adorei..... excelente pesquisa...realmente também fico curiosa com esta história de acid free...
    Bjo!!

    ResponderExcluir