Falando Di Scrap

 Papel livre de ácido X Papel Alcalino - Livre de ácido! 

 
O papel é o mais importante substrato utilizado nos processos de impressão. É composto por fibras celulósicas e produtos químicos que lhe darão características específicas, dependendo do fim para o qual é destinado. Para se fabricar o papel é necessário que as fibras celulósicas estejam devidamente individualizadas (desagregadas) em meio aquoso e com concentração (consistência) conhecida, para que possam alimentar os refinadores.
Nessa etapa, a forma da fibra celulósica é alterada de acordo com o tipo de papel que se está produzindo, com o objetivo de alcançar algumas características desejadas no papel, como maior resistência mecânica, maior maciez ou maior densidade aparente, maior opacidade ou maior transparência, etc.

   Outras características são obtidas com o auxílio de alguns produtos químicos adicionados ao processo.
Após uma adequada depuração, a suspensão fibrosa será transferida para a máquina de papel, na qual quase toda a água intrafibra que a compõe será retirada, inicialmente através de elementos de drenagem, na seção de formação da folha. Normalmente, a folha é formada com a deposição da suspensão fibrosa sobre uma tela sintética e/ou entre duas telas sintéticas.

   Na próxima etapa do processo, a água intrafibra é retirada mecanicamente quando a folha já formada e ainda bastante úmida passa entre prensas cilíndricas. Após a prensagem, a água intrafibra contida na folha de papel é retirada através de evaporação. Para isso, o papel entra em contato com as paredes aquecidas de cilindros secadores. No caso de papel offset essa seção é denominada pré-secagem e é seguida pela colagem superficial, que tem como objetivo principal aumentar a resistência superficial do papel, quando então passa pela póssecagem, onde a água intrafibra contida na folha também é evaporada com o auxílio de cilindros secadores.

   O passo seguinte da fabricação do papel é a calandragem, cuja função principal é a diminuição da aspereza da folha, bem como o controle de sua densidade aparente em papéis para imprimir e escrever. Após a calandragem, o papel é enrolado em rolos-jumbo ou rolos-mãe que posteriormente serão novamente enrolados e cortados em rolos menores chamados bobinas, com larguras, diâmetros e extensões (metragens) de acordo com o pedido do cliente ou, então, poderão ser cortados em formatos específicos. O papel offset pronto para ser impresso tem um teor de umidade que gira em torno de 5%.

Papel Ácido x Papel Alcalino O papel é chamado de ácido quando a colagem interna — adição de produtos químicos específicos à suspensão fibrosa com o objetivo de controlar a penetração de líquidos na folha — é efetuada em meio ácido (pH = 4,0 a 5,0) com adição de cola à base de breu, sulfato de alumínio e, geralmente, caulim como carga mineral, somente para citar os principais aditivos.
  
No papel alcalino, a colagem interna é efetuada em meio alcalino (pH = 7,5 a 8,5), com adição de colas sintéticas — ASA (Anidrido Alquenil Succínico) ou AKD (Dímero de Alquil Ceteno) — e carbonato de cálcio precipitado como carga mineral.
  
A colagem interna é o principal fator de interferência no controle de penetração de líquidos, como já foi dito. É importante para o gráfico conhecer essa característica, pois, num papel pouco colado e muito poroso (com valores altos de permeância ao ar), poderá ocorrer a migração da tinta de uma face para outra da folha durante a impressão, causando o repinte, além do excesso de ganho de ponto devido à penetração excessiva da tinta no papel. Por outro lado, num papel muito colado e/ou muito liso, poderá acontecer um aumento no tempo de secagem da tinta, causando o decalque no impresso.
O papel alcalino vem sendo fabricado no Brasil, em escala industrial, desde 1996. Atualmente, a quantidade produzida é superior a 2.000.000 t/ano.
  
As vantagens na utilização do papel alcalino são:
- aumento da reflexão de luz difusa no azul (alvura ISO);
- aumento da brancura;
- maior capacidade;
- menor higroexpansividade (instabilidade dimensional);
- maior volume específico aparente;
- maior planicidade;
- maior resistência mecânica;
- menor abrasividade;
- melhor ancoragem das tintas de impressão;
- menor tempo de secagem das tintas de impressão;
- menor tendência ao blister nos papéis/cartões revestidos;
- maior Shelf Life.
  
No que diz respeito às desvantagens na utilização do papel alcalino, em pesquisa recente junto a algumas gráficas paulistas, constatou-se que o maior problema é o aparecimento de pontos brancos nas chapas e blanquetas das impressoras offset.
Esses pontos brancos são chamados de milking e são decorrentes da reação entre o carbonato de cálcio contido no papel e a solução de molhagem, ocasionando mais paradas de máquina para limpeza.
A fabricação de papel alcalino é bastante acentuada nos Estados Unidos e principalmente na Europa, onde se tornou popular nos anos 60. No Brasil, apesar da abundância de caulim utilizado no papel ácido, as plantas satélites para produção de carbonato de cálcio precipitado instaladas na própria fábrica de papel vieram contribuir de maneira significativa para o avanço da tecnologia de fabricação do papel alcalino.
Célio Robusti é técnico de ensino da Escola Senai Theobaldo de Nigris e consultor da ABTG.

______________________________________

Você sabe o que é Papel?

Ele é a base de nosso trabalho... utilizamos dele para enfeitar, embasar, enacdernar, revestir, escrever, presentear... mas você sabe mais detalhes sobre ele? Admiradora que sou do trabalho de uma artista brasileira, Mônica Colocci, me dei a liberdade de trazer alguns registros dela... o texto foi retirado do site da própria artista. Confiram!







      " ...Mas o que é papel?
Papel é um material plano feito de fibras naturais, água e vários aditivos. Até o século XVIII a matéria prima para produção de papel era à base de tecidos. Roupas velhas e retalhos de tecido eram coletados e rasgados em pequenos pedaços que eram então triturados em água até que fossem reduzidos a uma pasta. Nos séculos XIX e XX, a madeira foi cada vez mais usada na produção de papéis, com a ajuda de ácidos e soluções esterilizantes, geralmente fortemente alcalinas, máquinas grandes transformavam troncos de árvores em fibras microscópicas, as quais eram misturadas à água e peneiradas, o conteúdo d’água era então reduzido, sobrando na peneira uma massa úmida, cujas fibras eram unidas formando uma manta sobre a peneira. Após várias etapas de prensagem e secagem a folha de papel estava pronta. Antigamente todas as folhas de papel eram feitas uma a uma manualmente, hoje as máquinas de fabricação de papel produzem metros e metros de papel em questão de poucos minutos, as quais são enroladas em cilindros. Há vários tipos de papéis: fibra de algodão, livres de madeira (contendo celulose), papéis feitos de polpa de madeira e papéis reciclados.
Peso e gramatura:
Uma maneira de distinguir um papel de outro é pela sua gramatura. O peso do papel é geralmente medido em gramas por metro quadrado. Um papel padrão para impressão possui uma gramatura de 90 gramas por metro quadrado, o que quer dizer que 1 metro quadrado daquele papel pesa 90 gramas.
Papéis de gramaturas superiores a 160 gramas por metro quadrado são geralmente chamados de papelão ou cartão. Papelões mais espessos podem ser medidos também por sua espessura.
Direção das fibras:
Uma outra característica do papel é a disposição das fibras. Os papéis produzidos por máquinas são fabricados como uma manta contínua e a alta velocidade da fabricação faz com que todas as fibras se alinhem paralelamente entre si ao longo do comprimento da manta dando origem à direção das fibras do papel. Os rolos de papel são depois cortados em folhas menores.
Para determinar a direção das fibras (grain), podemos lançar mão de alguns truques:
- ao se umedecer um lado de uma folha de papel, ela sempre irá curvar na direção oposta à direção das fibras.
- uma folha de papel é mais facilmente dobrada sempre na direção das fibras.
- uma folha de papel é mais facilmente rasgada na direção das fibras.
Por que a determinação da direção das fibras é importante?
Antes de fazer qualquer trabalho de encadernação ou cartonagem é importante determinar a direção das fibras dos materiais usados, inclusive dos revestimentos, para se evitar problemas futuros. Por exemplo, em uma encadernação a direção das fibras de todos os materiais usados para a confecção do mesmo deve “correr” na mesma direção da lombada, paralelamente a ela, ou seja da cabeça ao pé do livro.
Medidas gráficas dos papéis:
A maior parte dos papéis é produzida em folhas de tamanhos padronizados. No sistema métrico dos papéis o formato mais comum é o chamado de série “A”.
Principais Medidas Usadas:
A0 = 841 x 1189 mm
A1 = 594 x 841 mm
A2 = 420 x 594 mm
A3 = 297 x 420 mm
A4 = 210 x 297 mm
A5 = 148 x 210 mm
A6 = 105 x 148 mm
A7 = 74 x 105 mm
Fontes de Pesquisa

- Peter Baumgartneter – Make Your Own Books and Boxes – Search Press
- Josep Cambras – Encadernação – Editorial Estampa

Acredito que tudo que se aprende é sempre bem vindo! Então... se você tem curiosidade sobre algum assunto pesquise, leia... e sugira aqui... quem sabe pode ser o nosso próximo tema de artigo?

_________________________________________________________

Vamos falar um pouco de Scrapbooking?

O Scrapbooking apareceu em minha vida há pouco tempo... algo me torno de 4 anos... Comecei a pesquisar e tentar entender o que era "aquilo"que me chamava tanta a atenção... que despertava curiosidade... que me envolvia tanto!

Você sabe o que é Scrapbooking?
 Uma arte que encanta a todos... que marca história, preserva memórias! Segundo Flávia Terzi*, o SCRAPBOOK é exatamente a arte de juntar lembranças em um álbum de recortes, preservando nossas recordações e histórias.  Costumo dizer aos meus clientes e amigos que é uma maneira diferente de se ter um álbum de fotos... pois nele você guarda memórias, sentimentos  e criatividade!
Os álbuns de Scrapbooking tem um tamanho específico... diferentes dos álbuns tradicionais. As páginas medem 30,5 X 30,5cm, podendo também aparecer nos tamanhos 20X20cm e ainda 15X15cm.

Além das páginas de álbum podemos desenvolver uma infinidade de criações, utilizando técnicas e materiais específicos da área, sempre livre de ácido ou lignina, garantindo assim que suas fotos não se danifiquem com o tempo.

Conheça um pouquinho do que podemos fazer...
se encante e venha fazer parte desse mundo!

*A arte do Scrapbooking (TERZI, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário